quarta-feira, 14 de abril de 2010

2. REIS E RAINHAS KALDERASH.



Mas será que realmente existem reis ciganos? Todos os ciganólogos
ciganos e não-ciganos são unânimes em dizer que não, e que na
organização social e política dos ciganos não há espaço para estas
figuras ridículas.

Em 2002 publiquei um artigo no nº 18 da revista Insight/Inteligência,
com o título "Dos reis ciganos aos presidentes da Nação Romani"
(pp.123-130). Neste artigo cito alguns indivíduos que, nos anos
1930/40, se auto-proclamaram "rei cigano", sendo que o Rei Miguel II
queria criar um estado cigano na Índia; o Rei José pretendia obter um
território cigano no sul da África, e o Rei Janusz pediu a Mussolini
um território na Abissínia. Obviamente não conseguiram nada. O Rei
Janusz virou cinza no campo de concentração de Auschwitz. Todos eles
pertenciam à família kalderash Kwiek. O estranho fenômeno foi
estudado por Ficowski e parece que suas conclusões são válidas ainda
hoje, inclusive no Brasil. Afirma ele: "Cada aspirante ao trono
cigano agia não somente nos seus próprios interesses, mas também para
consolidar e reforçar a posição de seu grupo familiar. (...) Com isto
abriam-se para estes pretensos reis kalderash muitas oportunidades
para oprimir e explorar seus súditos ....O trono cigano tornou-se
extremamente lucrativo".

Em 1992 surgiu um outro kalderash – sempre kalderash – com pretensões
reais, o romeno Ion Cioabha. O Ion auto-proclamou-se Rei dos ciganos
da Romênia, mandou fazer uma corôa de ouro (outros dizem que ele
alugou uma corôa, um cetro, um trono e uma indumentária de rei estilo
Luis XIV na ópera local) e alugou a igreja ortodoxa de Sibiu para uma
elaborada cerimônia de coroação. Mas um primo dele, Iulian Radulescu,
não gostou e auto-proclamou-se Imperador de todos os Ciganos.
Conforme se vê, tantos reis e imperadores ciganos kalderash, e sempre
apenas kalderash, dariam para lotar uma ala inteira de um hospício,
junto com os "Napoleões Bonapartes" não-ciganos. No final desta parte
do artigo informo ainda:

"Apesar de não ter a mínima relevância ou utilidade prática para os
ciganos brasileiros, não posso deixar de mencionar pelo menos uma
dinastia com utópicas pretensões "reais" também no Brasil. A revista
avulsa "Magia Cigana", de 1992, apresenta um retrato multicolorido
da "família real por herança" Stanescon, obviamente kalderash, e
aparentemente com pretensões de perpetuar esta sua "realeza" dourada:

"No final do século passado, o Rio de Janeiro recebia um cigano da
tribo kalderash chamado Nicolas Stanescon (ou Rhitsa). Ele vinha
chefiando cerca de sessenta famílias e mais tarde, na época da II
Guerra, trouxe outras 35. Respeitado por seu povo, tornou-se uma
espécie de rei – um prestígio que, ao morrer, transferiu à esposa,
Yordana. Dessa forma começava uma fase de lideranças femininas no clã
comandado pelos Stanescon, que perdura até hoje. Com a morte de
Yordana, considerada uma rainha, o "poder" passou para a sua filha
mais velha, Lhuba Stanescon, que ainda o exerce. Mas já tem
herdeira certa: a filha mais velha, Mirian Stanescon Batuki
Siqueira ......... " .

"Já vimos que na Europa existiram autoproclamados "reis ciganos", que
todos tiveram um fim melancôlico, mas nunca uma "rainha", algo
inconcebível numa sociedade patriarcal e machista como é a sociedade
cigana .... Falar de "rainhas ciganas" é como falar de cachaça sem
álcool.

"Não há registro de que estes auto-proclamados reis e rainhas do clã
Stanescon tenham proposto ou feito algo em benefício de todos os
ciganos brasileiros, a quase totalidade dos quais ignora por completo
a existência desta "realeza" brasileira, que existe apenas na
fantasia da própria "rainha" e de seus familiares".

Termina aqui a parte do meu artigo que trata de reis e rainhas
kalderash, publicado pela revista Insight/Inteligência que se auto-
intitula "a melhor e menos conhecida revista do Brasil". Mas
certamente é conhecida no Ministério da Cultura. Pouca gente, apenas
algumas mil pessoas, devem ter lido este meu artigo, que também está
disponível na internet.

Lembro que na capa de um livro publicado pela Mirian Stanescon, em
1999, ela se auto-intitula "princesa cigana kalderash", ou seja,
filha de um rei ou de uma rainha kalderash. Freud explica.

Do etno-egocentrismo à ego-idolatria é apenas um pequeno passo e
Mirian Stanescon chega a um ponto que até Freud teria dificuldade de
explicar. Por achar que todos os baralhos ciganos hoje existentes são
uma porcaria, ela inventou um novo baralho, Lila Romaí, "o verdadeiro
oráculo cigano". Ou seja, todos os outros não são verdadeiros.
Neste "verdadeiro", e obviamente único verdadeiro, oráculo cigano,
publicado no seu livro de 1999, a primeira carta apresentada é a
de "Chaule Dieuleske – O Filho de Deus", que vem a ser "a mais
importante das cartas do baralho cigano". E quem está representado
nesta carta? Jesus e ela mesma, a Mirian! Ela informa: "Retratei a
imagem de Jesus Cristo de acordo com a visão que tive aos quatorze
anos: a menina ajoelhada aos seus pés sou eu com uniforme do Colégio
Afrânio Peixoto, onde eu estudava. Confesso que na época não entendi
direito o que Ele queria dizer ao mostrar-me Seu coração apontando a
pomba branca no vitrô da Igreja de Santo Antônio, em Nova Iguaçú".
Ou seja, a Mirian teve contato pessoal com Jesus. Bem, o significado
da tal pomba, Freud saberia explicar muito bem.

Não sei por que Nova Iguaçú não se transformou então numa nova
Fátima, ou numa nova Lourdes, com a santa cigana Mirian falando
diretamente com Jesus, em não sei quantas outras visões, e com altos
lucros para seus familiares: fotografias, estatuetas da Mirian em
gêsso (diversos tamanhos, em branco ou coloridas), medalhinhas,
camisetas, bonés, velas, e não sei o que mais, tudo abençoado pela
santa Mirian. Além de cobrando caríssimo por entrevistas ou para
pessoas que pessoalmente quisessem tocar a santa Mirian.
Infelizmente, o milagre não aconteceu. Talvez faltasse uma virgem
Maria no baralho da santa cigana Mirian. Um erro imperdoável, até
para Jesus.

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