Tradições wiccanas

Tradições wiccanas

Magia Wicca encontra-se dividida entre princípios monoteístas, politeístas, panteístas e adeptos de tradições para quem apenas a Deusa é importante. É geralmente formada por uma tradição que é a forma de representar todo o conhecimento adquirido na Bruxaria ao longo do tempo.

Tradição 1734: É uma tradição britânica baseada nas idéias do poeta Robert Cochrane.

Tradição Alexandrina: Uma tradição popular que começou na Inglaterra em 1960 e foi fundada por Alex Sanders. A maioria dos rituais são muito formais e baseados na Magia cerimonial. A Sacerdotisa representa o feminino e o Sacerdote o masculino. Nesta tradição ocorrem os rituais sazonais, que divide o ano entre o Rei do Azevinho e o Rei do Carvalho, e diversos dramas rituais tratam do tema do Deus da Morte/Ressurreição.

Tradicional Britânica: Uma tradição baseada na hierarquia. Os Rituais estão centrados na Tradição Céltica e Gardneriana

Wicca Céltica: Uma tradição centrada nos elementos e símbolos da natureza, como por exemplo, as fadas, as plantas. A maioria das bruxas verdes e seguidores do druidismo seguem este caminho.

Tradição Caledoniana: Esta tradição é baseada nos rituais dos escoceses.

Tradição Picta: É uma das manifestações da bruxaria tipicamente escocesa. Seus rituais são mágicos e não filosóficos.

Bruxaria Cerimonial: Usa a Magia cerimonial para atingir os propósitos mais altos e algumas vezes materiais. Segue os princípios da Magia Cabalística e Magia Egípcia.

Tradição Diânica: Algumas bruxas diânicas só cultuam a deusa, outras bruxas utilizam esta tradição para romper com laços patriarcais predominantes muito tempo na terra.

Tradição Georgina: Foi criada por George Patterson, auto-intitulado "Sumo Sacerdote Georgino". Essa tradição é eclética por ter uma gama enorme de rituais, como por exemplo, Celtas, Alexandrinos, Gardnerianos e tradicionais.

Ecletismo: São considerados ecléticos os bruxos que realizam vários rituais sem se prender a um único.

Tradição das Fadas: Teve origem entre os diversos povos europeus da Idade do Bronze que, ao migrarem para as colinas e altas montanhas por causa das guerras e invasões, ficaram conhecidos como Duendes ou Fadas. Existem hoje várias facções da Tradição das Fadas.

Tradição Gardneriana: Esta é a tradição que mais contribuiu para que bruxaria fosse difundida. Foi fundada por Gerald Gardner em 1950 na Inglaterra. Muitos rituais e trabalhos mágicos em numerosas tradições são originárias do trabalho de Gardner. O Gardnerianismo é uma tradição hierárquica onde a Sacerdotisa e o Sacerdote governam.

Tradição Hecatina: É uma tradição de Bruxos que buscam inspiração em Hécate e tentam resgatar o culto a esta Deusa.

Tradição Familiar ou Hereditária: Nesta tradição os bruxos são treinados por algum membro da família. Os Bruxos Hereditários ou Genéticos são pessoas que descendem de quem já tenha origem pagã.

Bruxa de Cozinha: Sua espiritualidade gira em torno do fogo e do lar.

Wicca Saxônica: Fundada em 1973 por Raymond Buckland, que era um Bruxo Gardneriano.

Tradição Teutônica ou Nórdica: Essa tradição é formada por pessoas que falam dialetos europeus como o norueguês e o inglês. Para realizar rituais, se inspiram em deuses originários das religiões onde se falam os dialetos germânicos.

Tradição Asatrú: Facção das tradições teutônica e nórdica. Praticada por aqueles que se inspiram nos rituais e na religiosidade escandinava.

Tradição Algard: Fundada pela americana Mary Nesnick iniciada nas Tradições Gardneriana e Alexandrina.

Bruxaria tradicional: Um Bruxo tradicional prefere o título de Bruxo a wiccaniano e define as duas filosofias como sendo diferentes. Um Bruxo tradicional se baseia na história e religiosidade de seu país para criar seus métodos.